Curiosidades

Já viu essas listras brancas no peito de frango? Se souber o que é, nunca mais vai comer!

Você já deve ter visto essas listras, não é mesmo? Mas sabe o que elas são?

É óbvio que mais da metade de todos os brasileiros gostam de frango. É bem normal encontrarmos algumas exceções que não comem isso de forma alguma, mas tudo indica que seja uma das carnes mais consumidas não só no Brasil mas em todo planeta. Um dos maiores fatos para comprovar que o frango é uma das carnes mais consumidas é o fato dela ser uma proteína magra, por isso ela tem presença certa em dietas de atletas e também para quem procura emagrecer.

Fora isso vale lembrar que o frango possui minerais, aminoácidos, vitaminas e nutrientes, sendo uma rica fonte de energia. Agora, você já deve ter notado aquelas listras brancos no filé de frango, não é? Geralmente presentes na parte do peito, você já parou para pensar o que são aquelas listras?

Listras no frango.

Estudos feitos pela Universidade de Oxford constataram que a linha branca presente no peito de frango indica um distúrbio muscular causado pelo uso de hormônio nas aves. Esse quadro aumenta significativamente o teor de gordura e reduz a quantidade de proteína. Ou seja, quanto mais linhas o peito de frango apresentar, maior será sua taxa de gordura, indicando que as galinhas foram forçadas a se desenvolver rapidamente.

O relatório da Oxford também constatou que desde 1957, a taxa de crescimento das galinhas aumentou 400%. Esse aumento na taxa de crescimento pode ser explicado por dois motivos: criação seletiva dentro das industria, os frangos que crescem mais rápidos são selecionados para reprodução, dessa forma é feito uma seleção genética artificial; e o outro provável motivo é a alimentação, seja devido a introdução de hormônios ou mesmo rações nutricionalmente desbalanceadas.

É importante frisar que no Brasil, adicionar hormônios nas rações usadas para alimentar frangos não é uma pratica comum. Mesmo assim, é importante ficar atento à quantidade de gordura presente na carne dessas aves.

Mas e aí, será que faz mal? Muita gente acaba retirando essa parte da carne com medo de ser algo prejudicial à saúde, mas de acordo com a Oxford Academic, essas linhas não representam riscos à saúde, e o consumo é realmente seguro, porém, é uma parte que devemos sempre prestar atenção pois pode dizer muito sobre a peça escolhida.

É muito bom sempre nos informarmos antes de digerir algum alimento. Sempre que for comprar esse produto, preste atenção a quantidade de linha brancas para não levar um produto com uma qualidade ruim.

E aí, você sabia o que eram essas listras brancas? Comente aqui!

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close